segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aula de Matemática


P'ra quê dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você

Por uma fracção infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal

Quando dois meios se encontram desaparece a fracção
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão

P'ra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Porque demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.

António Carlos Jobim/Marini Pinto (1958)






Postado por: Celina Barreto Dantas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Causos e causos: de quem é culpa?


Um homem num balão, num lugar desconhecido.
Perdido, encontrou uma pessoa.

Ao reduzir um pouco a altitude do balão, em a 10 metros aproximadamente, ele gritou para a pessoa:

Hei, você aí, aonde eu estou?

A jovem respondeu: Você está num balão a 10 m de altura!

O homem pergunta: Você é professora, não é?

A moça respondeu: Sim. puxa! Como o senhor adivinhou?

E o homem: É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me serve para nada.


Então a professora pergunta: - O senhor é secretário da educação, não é?

E o homem: - Sou. Como você adivinhou?

E a Professora: - simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e ainda quer colocar a culpa no professor.

Postado por: Deinize Chaves

Características das escolas Pedagogicas

A escola tradicional difundiu-se nos séculos XVII e XIX, e tinha por objetivo universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento, a proposta de ensino privilegiava o conteúdo, cuja principal preocupação é o controle da aplicação dos programas e ordens emanadas do Estado. É centrada na figura do professor, que decide tarefas, avalia, apresenta o conteúdo, segue a risca o planejamento, atua com superioridade sobre o aluno que é apenas um elemento passivo, que recebe e assimila o que é transmitido. O sistema de avaliação mede a quantidade de informações absorvidas por reprodução de conteúdos e se realiza unicamente mediante exames em que o saber aparece sob a forma de unidades isoladas de estudo, com enfoque enciclopédico definido de modo muito limitado. Ainda hoje subsisti em tem prestígios em algumas organizações escolares, seus defensores enfatizam que não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma sólida base de informações.

A escola nova aparece em final do século XIX, em oposição à escola Tradicional, uma escola aberta, descentralizada e crítica da sociedade, destacam o principio da aprendizagem por descobertas e valoriza a formação do aluno, ele é o centro do processo, como ser livre, ativo e social, que por sua vez, aprende pela experiência, pelo que descobre por si mesmo. O professor é visto como facilitador no processo da busca de conhecimento. Cabe a ele organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos, para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais.

O currículo é diversificado e contempla os principais aspectos da formação integral, intelectual, moral e social de uma pessoal. A avaliação é de natureza qualitativa, procura-se avaliar o aluno de maneiras variadas, não super-valorizando as provas escritas, e sim a participação ativa e o seu crescimento subjetivo dentro do processo de construção da sua aprendizagem.

A escola ativa surge a partir de 1920, privilegiando as atividades no processo educativo. Na relação professor e aluno, ambos são sujeitos do ato do conhecimento. O professor torna-se o facilitador e o aluno tem que ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa. A organização curricular é em função dos interesses e vivências do aluno, por isso os programas são abertos e pouco estruturados. No processo didático, as aulas em sua maioria são convertidas em oficinas onde os alunos aprendem destrezas, hábitos, e técnicas para descobrir o mundo e face a essas atividades de realização de coisas, constroem seus próprios recursos educativos e a avaliação é o próprio processo de aprendizagem.

A escola comportamentalista é a em oposição das escolas nova (relações humanas) e escola ativa (ênfase nas tarefas e estrutura organizacional). Fundamenta-se no comportamento individual (Behaviorismo). Toma a pedagogia por objetivo, é uma escola de disciplinada com padrões de eficácia elevados. A gestão é centralizada com organogramas piramidais, na base estão as necessidades primárias (ligadas à sobrevivência do indivíduo e à preservação da espécie). No topo as necessidades secundárias (as necessidades psicossociais). A direção tem estilo burocrata, convertendo também o professor, cuja única função é interpretar em objetivos operativos e terminais os objetivos gerais definidos pelo Estado, verificando continuamente a aprendizagem. o professor, ou até o livro didático, em alguns casos, é a autoridade máxima, detentora do conhecimento. O aluno é o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor. Dado que o processo de ensino/aprendizagem se orienta para atingir condutas observáveis, a avaliação de cada conduta condiciona o passo seguinte de processo de aquisição de uma nova conduta. Esse fato implica um controle absoluto em todas as etapas do processo de ensino, através de instrumentos de avaliação considerados infalíveis.

A escola construtivista prioriza os procedimentos e as estratégias cognitivas que conduzem o aluno à sua própria aprendizagem. As atividades giram em torno de um processo educativo comum e de um projeto curricular que sistematiza a vida da escola. O professor é um mediador no processo de ensino e aprendizagem, compete-lhe planejar, orientar e organizar, proporcionar recursos, e encaminhar as diferentes atividades realizadas pelos alunos. Tem um currículo aberto e flexível. O aluno avança no conhecimento com a mediação do professor através do planejamento e organização dos recursos, da ação e o controle, que permite refletir e observar a vida prática.


Postado por: Deinize Chaves